Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO AS FINTECHS?




Nas últimas décadas, o sistema financeiro global tem passado por algumas transformações. Com o uso da internet as agências bancárias se tornaram quase obsoletas, coisas como transferência, pagamento, consultar saldo, empréstimo que até então só podiam ser feitas em agências agora podem ser realizadas simplesmente por meio de um simples celular aonde quer que você esteja.
No meio dessas transformações tecnológicas vem emergindo novas empresas, com várias novidades de transformação e agilidade nas atividades financeiras, são as famosas Fintechs. Com os custos bem mais baixo que o dos bancos tradicionais e beneficiando-se do grande alcance da internet as fintechs ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas.

Primeiramente, o nome Fintech é uma abreviação de financial technology, e ela é utilizada para se referir as empresas que oferecem produtos e serviços financeiros totalmente por meios digitais, um fator que as diferencia das demais empresas tradicionais. O que é muito importante, principalmente no momento que vivemos hoje em meio à pandemia provocada pala crise do novo coronavírus, onde muitas dessas empresas permitem que seus usuários nunca precisem ir a uma agência ou corretora para realizar qualquer atividade.

Algumas pessoas ainda preferem os meios tradicionais para realizar determinadas operações financeiras, são os conhecidos “bancarizados”. No entanto, essa nova modalidade financeira veio para facilitar e trazer novas soluções para a vida das pessoas como segurança, comodidade, agilidade, e tudo isso por um preço baixo ou até mesmo como em alguns serviços que o cliente não precisa pagar nada por isso.

AUTOR: DANIEL MONTE DA SILVA.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É DESBANCARIZAÇÃO?

Este termo surgiu há algumas décadas atrás nos Estados Unidos e na Europa e nada mais é que  o abandono do sistema bancário tradicional e a migração para os meios digitais  por intermédio da utilização das   fintechs   para realizar algumas operações financeiras como também outras formas de investir seu dinheiro, diminuindo e muitas vezes evitando a frequência nas instituições financeiras. Este movimento já vem ocorrendo há algum tempo, mas o termo ainda é desconhecido por muitas pessoas. Alguns benefícios da desbancarização é a facilidade que o usuário tem para aplicar seu dinheiro em uma diversidade de carteiras superior as das instituições financeiras que limitam essas aplicações de acordo com seus interesses. Além da facilidade que os usuários tem através dos dispositivos móveis em realizar diversas operações, muitas delas  o usuário não precisa pagar nada por isso o que aumenta ainda mais o interesse das pessoas para entrar nessa nova modalidade de negócio. Muitas pessoas
  A pandemia que se alastra de maneira exponencial traz consigo impactos em diversas áreas, provocando abalos nos mercados globais e paralisando atividades econômicas no mundo todo. A queda nas bolsas de valores, redução drástica na demanda, desaceleração da produção industrial, são alguns coeficientes que estão sentindo com mais concussão os efeitos negativos da crise que se aproxima. Com o mercado bastante volátil a economia teme a aproximação da tão temida recessão que segundo economistas e observadores o choque econômico é maior que a crise financeira de 2008. A dimensão do impacto da pandemia  irá depender principalmente das medidas preventivas adotadas pelos governos, instituições financeiras e instituições exteriores como  da duração  da mesma.